Páginas







sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Adolescente

Com certeza você está ansiosa para sair dessa fase, do mesmo jeito que estava para entrar nela quando tinha seus dez anos.
Vamos deixar claro que isso é perfeitamente normal. A primeira coisa a fazer é localizar o problema. E sim, eu vou começar pelo maior deles, seus pais.
A verdade é que nessa fase você deve estar louca para ganhar a tal liberdade que injustamente algumas de suas amigas parecem já possuir. Então vamos ao ponto, primeiro você precisa entender que os seus pais são muito diferentes dos outros, isso acontece porque eles viveram de um modo diferente, possuem valores diferentes e principalmente porque você é uma filha diferente das outras. Grande parte da liberdade que você tem ou deixa de ter está ligada diretamente a confiança que seus pais têm em você e claro a responsabilidade que você aparenta ter para eles.
Tudo isso não se ganha, é preciso conquistar, e com certeza brigar e armar a maior contenda em casa não é o melhor jeito. Às vezes você precisa fazer mais e falar menos. Algumas atitudes suas precisam ser mudadas. Já parou pra pensar que as notas da sua escola mostram claramente o seu nível de responsabilidade? Que seus pais precisam conhecer as suas companhias pra confiar nelas? E que você precisa se comunicar com as pessoas da sua família, e não só ficar trancada no seu quarto em um mundo que você criou?
É preciso criar uma relação de confiança com seus pais, e isso você só vai conseguir tornando-se amiga deles. Tente uma aproximação, converse com eles, com sua mãe será mais fácil, ouça as histórias que ela tem pra contar e as experiências que já viveu, vá ganhando espaço e liberdade com ela para contar as suas coisas, o que acontece na escola, o que você tem planejado fazer com as suas amigas e quem desperta o seu interesse. Lembre-se sempre que sua mãe é hoje uma mulher com caráter formado, mas já foi uma menina confusa como você e acredite muita coisa que se passa na sua cabeça, já se passou na dela. A verdade é que apesar de os tempos serem outros, algumas coisas jamais vão mudar. Os pais em geral jamais vão deixar de tentar proteger seus filhos de tudo e de todos, sempre vão observar seu comportamento, e você sempre terá apenas a liberdade que merecer.


Nenhum comentário: